top of page

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

"Eu também adoeço de sensibilidades. Uma vez, numa exposição das colagens do Matisse, fiquei longos minutos sentada, sem ar e sem conseguir levantar, lágrimas nos olhos, pensando naquela pessoa que, frente à consciência da própria e iminente finitude, não desistiu da beleza, não arredou pé da alegria.

Inventaram um nome-patologia pra isso: Síndrome de Stendhal, um tipo de quadro ansioso que acomete pessoas que, quando em contato com uma intensidade quase intolerável de beleza, se tornam incapazes de continuar vivendo a mesma vida.

Em Veneza, tem até um ambulatório dedicado a atender e "curar" doentes do sublime... Não sei como fazem isso, mas fantasio um tratamento de choque: mais Leonardo, mais Botticelli, mais Michelangelo, mais Palladio, mais Fra Angelico, mais ocres, mais mar, mais vitrais coloridos e sons de sinos.

Até tanta beleza ter sido respirada, penetrado pelos olhos, pelos ouvidos, pelos poros e buracos todos que não reste outra alternativa senão vir-a-ser outra coisa. A beleza salvará o mundo, eu acredito." Angélica Rente

bottom of page