top of page

RODA DE EMPATIA

Rodas de Empatia é um projeto iniciado em São Paulo em dezembro de 2014 por Angelica Rente e Diego Macedo, e que recebeu ao longo destes anos a contribuição de muitas outras pessoas. 


As Rodas de Empatia eram realizadas com encontros mensais em locais públicos e têm a proposta de criar espaços temporários de partilha e confiança, através da escuta empática e do acolhimento incondicional para os temas que as pessoas participantes quiserem compartilhar. É um trabalho que  visa resgatar e fortalecer a vida comunitária e as relações com a cidade, além de possibilitar a expressão do ser integral.

WhatsApp%20Image%202021-05-05%20at%2019.

Com o tempo elas foram sendo solicitadas em eventos e espaços comunitários  diversos. 

 

Com a pandemia, as Rodas de Empatia foram para o espaço virtual e continuam contribuindo muito para apoiar e aproximar as pessoas por meio da escuta empática. Têm acontecido com frequência mensal e você poderá acompanhar as datas aqui no site.

Encontro pelo jitsi, as segundas quartas-feiras do mês, das 19:30 às 21:00. 

"Defino empatia como uma qualidade de presença que se manifesta através da escuta - na qual incluo, além da atenção à expressão verbal, as linguagens não-verbais e os atravessamentos afetivos provocados em quem escuta por aquilo que ouve.

Não se trata de misturar-se ao mundo do outro, mas de acompanhá-lo em seu percurso de autoinvestigação e descobertas, testemunhando seus processos de tomada de consciência, mantendo o foco de atenção e curiosidade nas linhas de sentido que revelam as necessidades que fundamentam suas escolhas e ações.

O efeito da empatia, quando ela chega neste lugar, é promover o desbloqueio, a elaboração e o desempenho de ações criativas, mais alinhadas às reais necessidades presentes em cada momento, dissolvendo comportamentos e padrões cristalizados e permitindo que a vida flua mais livremente." Angélica Rente

bottom of page